Buscar
  • 1ST FLOOR

2019: as mulheres na arquitetura nacional

Por estar envolvida nos universos da arquitetura, urbanismo e design, áreas tão próximas das evoluções sociais e cosmopolitas, a 1st Floor acompanha de perto diferentes transformações, entre elas, a presença das mulheres nesses setores.

Com quase 170 mil arquitetos ativos, as mulheres compõem 63% desse total, sendo 67% dos estudantes pelo Brasil. Ainda que tenham uma presença tão expressiva, as arquitetas costumam ocupar espaços mais singelos enquanto os seus pares masculinos costumam alcançar maior reconhecimento.


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) tem se movimentado para mudar essa perspectiva. No início do ano, dedicou parte de seu site para contar as trajetórias de algumas arquitetas e urbanistas brasileiras como a carioca Carla Juaçaba, atualmente um grande destaque internacional, a paulista Rosa Kliass, especialista em projetos paisagísticos de grande escala, entre outras, além dos coletivos “Arquitetas Invisíveis” e “Arquitetas Negras”.


O órgão também revelou dados, entre os quais as mulheres tendem mais à concepção de projetos (34%), à construção (16%) e à arquitetura de interiores (15%) e menos ao serviço público (5%), planejamento urbano (4%) e à arquitetura paisagista (3,3%).

Os termos “invisíveis” e “fantasmas” são comuns nos bastidores da arquitetura (tanto nacional quanto internacional) quando é abordado o papel da mulher. De acordo com a historiadora espanhola Beatriz Colomina, as arquitetas estão sempre presentes, cruciais, mas pouco reconhecidas. Ações iguais ao do CAU aproximam as profissionais brasileiras de órgãos de destaque, como da Plataforma de Empoderamento das Mulheres administrado pela ONU.


Futuramente, essas conquistas permitirão que as cidades tenham mais projetos voltados para as necessidades de mulheres e crianças. Muito além de abrir espaço às profissionais é uma maneira de compreender melhor a própria arquitetura e os profissionais que ela abriga.

O papel do poder privado também é essencial e por isso a 1st Floor busca reconhecer o trabalho de talentosos arquitetos e urbanistas para inspirar mais projetos e espaços acolhedores.




17 visualizações

© 2020 por 1st Floor. Todos os direitos reservados

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle